O que é um AVC?

O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INCAPACIDADE NO ADULTO

Estima-se que, a cada ano, 17 milhões de pessoas sejam vítimas do AVC. Entre elas, mais de 6 milhões morrem e aproximadamente 5 milhões sobrevivem com sequelas que dificultam a independência funcional no dia a dia.

Em um Acidente Vascular Cerebral, o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido. Isso se manifesta através de vários sintomas: formigamento ou paralisia da metade do corpo, problemas para falar ou entender a linguagem, dificuldades para caminhar ou manter o equilíbrio, alterações visuais, entre outros.

Também conhecido como "derrame", "embolia cerebral", "trombose cerebral", "ictus" ou congestão o Acidente Vascular Cerebral é a segunda causa de morte no mundo, após doença cardíaca.

isquemico.png

AVC Isquêmico

É o tipo mais comum dos Acidentes Vasculares Cerebrais. Isso acontece quando um vaso sanguíneo no cérebro fica bloqueado devido a um coágulo ou trombo. A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para um AVC isquêmico.

hemorragico.png

AVC Hemorrágico

É conhecido como hematoma cerebral e ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe, causando o acúmulo de sangue no tecido cerebral. Isso faz com que os neurônios enfraqueçam e morram.

Mais de 85% dos Acidentes Vasculares Cerebrais são do tipo isquêmico