O que é um AVC?

O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INCAPACIDADE NO ADULTO

Estima-se que, a cada ano, 17 milhões de pessoas sejam vítimas do AVC. Entre elas, mais de 6 milhões morrem e aproximadamente 5 milhões sobrevivem com sequelas que dificultam a independência funcional no dia a dia.

Em um Acidente Vascular Cerebral, o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido. Isso se manifesta através de vários sintomas: formigamento ou paralisia da metade do corpo, problemas para falar ou entender a linguagem, dificuldades para caminhar ou manter o equilíbrio, alterações visuais, entre outros.

Também conhecido como "derrame", "embolia cerebral", "trombose cerebral", "ictus" ou congestão o Acidente Vascular Cerebral é a segunda causa de morte no mundo, após doença cardíaca.

AVC Isquêmico

É o tipo mais comum dos Acidentes Vasculares Cerebrais.. Isso acontece quando um vaso sanguíneo no cérebro fica bloqueado devido a um coágulo ou trombo. A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para um AVC isquêmico.

AVC Hemorrágico

É conhecido como hematoma cerebral e ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe, causando o acúmulo de sangue no tecido cerebral. Isso faz com que os neurônios enfraqueçam e morram.

Mais de 85% dos Acidentes Vasculares Cerebrais são do tipo isquêmico 

 “2020 Medtronic. As informações compartilhadas neste site não devem ser consideradas recomendações médica. Se apresentar qualquer sinal de um AVC, procure atendimento médico o mais rápido possível.

Email para contato: rs.heroisavc@medtronic.com”

 

  • Facebook
  • Instagram
  • Google Play
  • 1024px-App_Store_(iOS).svg
Heróis Contra o AVC